Por ser um efeito de pintura bem suave, é a técnica perfeita para aplicar em ambientes que promovem a sensação de relaxamento e tranquilidade – principalmente quartos e salas.
O melhor de tudo é que você mesmo pode fazer a pintura de parede ombré para incluir tonalidades lindas no seu projeto. Hoje vamos te ensinar o passo a passo completo e dar ideias incríveis para você transformar sua decoração. Confira!
Embora pareça ser um degradê comum, que começa em um tom forte e vai até o mais claro, o Ombré é bem diferente:
No degradê é possível saber onde começa e onde termina o uso de cada cor. Já no ombré a transição é praticamente imperceptível. Ou seja, o ombré proporciona um efeito mais natural, quase um sombreado.
Escolha a técnica que mais combina com a proposta do ambiente para aplicar na decoração e garantir um ambiente impressionante.
Aproveite as cores da moda para usar na pintura de parede ombré. O efeito pode ser feito em apenas uma parede em destaque ou em todas.
Caso opte por usar o efeito ombré em todas as paredes, nossa dica é usar uma tonalidade mais suave e que transmita tranquilidade para o ambiente, como azul ou verde. Já as decorações mais românticas e femininas podem fazer uma parede ombré cor rosa e cor lilás, cores que são delicadas e lindas.
Porém, o mais importante é que as cores da decoração lhe agradem. Portanto, além de pensar em cores que estão na moda, siga a paleta que mais chama sua atenção e te faz sentir à vontade em casa.
Acredite, esse é um detalhe que impacta diretamente no nosso bem-estar, então escolha com cautela.
Confira o passo a passo de como fazer uma parede ombré para transformar a decoração da sua casa:
Prepare a parede: limpe a superfície com um pano para eliminar qualquer sujeira da superfície. Caso seja necessário, lixe a parede para tirar ondulações e fissuradas;
Pinte a parede com a cor base: A cor base é a tonalidade mais clara do efeito ombré. Aguarde a tinta secar para fazer o próximo passo.
Adicione as marcações na parede: marque com lápis onde você quer que cada tonalidade fique;
Pinte a parede com a segunda cor mais clara e depois com a mais escura;
Agora você precisa misturar essas tonalidades: faça movimentos em X com o pincel para misturar uniformemente. Faça isso até as cores se misturarem completamente, criando um gradiente entre os tons.
Repita o processo caso ache necessário!
**VivaDecora
***MelyanaFlores